Precisamos falar sobre varizes
Há muito que as mulheres se preocupam fortemente com aqueles vasinhos que aparecem
nas pernas. Seja por causa da estética, do desconforto ou das dores que elas causam, ou pior, as varizes incomodam muito. Nos dias de hoje, não só mulheres, mas também muitos homens. E com o aparecimento das varizes, muitas dúvidas também acabam surgindo.
Na Angiovascular atendemos, em média, 200 pacientes por mês. As perguntas são quase sempre as mesmas: A gestação contribui para a criação de vasinhos? Usar salto alto provoca varizes? E fazer depilação com cera quente? Prejudica? Existem muitos mitos e muitas verdades. Mas é importante lembrar que somente o tratamento varia de acordo com a característica e tamanho das varizes. E somente um profissional qualificado (cirurgião vascular) poderá indicar o tratamento correto.
Com a crise econômica que o país enfrenta, uma das consequências foi o crescimento das clinicas de estética. O que na verdade, não é problema algum quando falamos de massagem, cabelo, etc. Minha esposa mesmo, frequenta vários. Mas não é correto buscar tratamento para as varizes (que é uma patologia), nessas clínicas. Mesmo que haja pacotes (milagrosos), é um grande risco. Saúde não tem preço. Tem prazo. E determinados problemas, precisam ser diagnosticados o quanto antes.
Voltando às mulheres (sempre elas), a verdade é que elas têm sim maior propensão ao aparecimento das “temidas” varizes, seja pelo fator genético ou pelo fator hormonal, as mulheres sempre sofrem mais. Um agravante que não há como evitar e que não escolhe sexo é o tempo. A idade, sem dúvidas, é cruel com todos e contribui muito para o aparecimento de varizes. As gestantes, por exemplo, têm dois fatores agravantes: o crescimento do feto e o aumento de progesterona.
Mas o intuito deste artigo é, na verdade, alertar as pessoas sobre a importância de buscar ajuda profissional. Cada caso requer um tipo de tratamento, que pode ser por meio da escleroterapia (substância química injetada dentro da veia), uso de lasers e radiofrequências, ou outros tipos de procedimentos.
Não posso finalizar sem falar de prevenção. Esta é a melhor opção, sempre! Evitar o ganho de peso, adotar uma dieta rica em fibras, usar meias compressoras quando recomendado, além de praticar exercícios, são excelentes dicas.
Ah sim, claro... visitar, periodicamente, seu médico.
Dr. Marcus Vinícius Amorim
Cirurgião Vascular
CRM/DF: 2423