top of page

Preciso me preocupar com a Trombofilia?

Até o nome é estranho né? Muitas mulheres, principalmente quando estão gestantes, me perguntam o que é a TROMBOFILIA e se precisam se preocupar com ela.

Primeiro vamos entender o que é e como ela se desenvolve. A trombofilia acontece quando a pessoa tem maior propensão em formar coágulos de sangue. Isso aumenta o risco de complicações como trombose venosa profunda, acidente vascular cerebral (AVC) ou embolia pulmonar, por exemplo.

Os coágulos surgem porque as enzimas do sangue, responsáveis pela coagulação, deixam de funcionar corretamente. Então você deve estar se perguntando: “Mas por que isso acontece, Doutor?” Por inúmeras causas, como por exemplo, a hereditariedade e a genética, ou mesmo por causas desenvolvidas ao longo dos anos. Por exemplo, a gravidez, bem como a obesidade, o surgimento de varizes, a diabetes e a pressão alta, são fatores que aumentam a propensão para o desenvolvimento da doença e que aparecem ao longo da vida.

Geralmente as pessoas nem sabem que tem trombofilia. Taí o motivo de tantas gestantes me perguntarem se precisam se preocupar com ela. Bem, não só gestantes, mas todas as pessoas devem prestar atenção nos sinais que o corpo nos dá. Olhe para suas pernas, para seu corpo, e veja se há alguma alteração. O inchaço repentino é um dos sinal muito comum e fácil de identificar. Em pessoas com idade avançada, é comum o aparecimento da doença devido à fragilidade. Pessoas com diagnosticadas com câncer, lúpus ou HIV, também devem ter maior atenção pois, é comum o aparecimento de trombofilia.

Agora você deve estar se perguntando: “Mas não tem como prevenir, Doutor?” Nossas dicas são: Evite ao máximo ficar muito tempo parado, como por exemplo em viagens, evite tomar medicamentos anticoagulantes durante uma internação ou após cirurgia, a menos que tenha sido prescrito por seu médico e, principalmente, faça o controle das doenças que aumentam o risco de coágulos.

O tratamento para este e outros tipos de doenças do sistema vascular, deve ser realizado em uma clínica especializada e com um cirurgião vascular. Por isso, ao menor sintoma, não perca tempo e converse imediatamente com o seu médico.

Dr. Wanderson Melo de Oliveira

Cirurgião Vascular

CRM/DF 14425

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page